Elemar DEV

Tecnologia e desenvolvimento

SNIPPET: Sobre postura inadequada na obtenção de certificações empresariais

Olá. Tudo certo?!

Como sabem, estou utilizando  Ask.fm como canal de comunicação com a comunidade. Tenho recebido algumas perguntas bem interessantes. Para algumas delas, desejo saber também a opinião de outras pessoas. Por isso, estou trazendo aqui para o blog como snippets (veja a lista).

Pergunta:

A auditoria da ISO, na empresa, é daqui 2 dias. O que você acha de alguém da alta cúpula vir dizer, aos funcionários, que é para decorar a página da qualidade (visão,missão e diagrama de fluxo dos processos, que não são seguidos) e assinar a folha de presença de um treinamento que nunca existiu?

Minha resposta:

Sem dúvidas, não consigo pensar nada bom.

Certificações de empresa deveriam servir para garantir/induzir a adoção de boas práticas de gestão. Infelizmente, muitas parecem fazer apenas para se “credenciar” em alguns mercados.

A filosofia empresarial – missão, visão, valores – deveria ser compartilhada na organização. Os valores deveriam relacionar algo que a empresa já tem, não aquilo que ela gostaria de ter. Será que ética figura entre os valores dessa empresa?

Muitas empresas tem a filosofia declarada em um quadro fixado na parede. É uma de decoração cara, apenas. Para mim, isso revela imaturidade.

Processos documentados são uma coisa boa. Clarificar é uma das fundações de uma boa gestão. Não adotar esses processos no dia-a-dia é indicativo de incompetência.

Também é incompetência querer participar de qualquer processo sem estar preparado para ele. Não há justificativas para falsificar documentos.

Como colaborador, você deveria, penso eu, optar por um de dois caminhos: 1) ajudar a empresa a crescer – não sendo conivente, de forma permanente, com esses “enganos”; ou 2) buscar outra opção no mercado.

A primeira opção é, de longe, a mais madura. Seja cordial, Oriente, aprenda e ensine. Você ganha, a empresa também.

E você, qual seria a sua resposta?

Era isso.

Se desejar, faça-me uma pergunta. Aqui, o RSS do meu ask.fm.

6 comentários em “SNIPPET: Sobre postura inadequada na obtenção de certificações empresariais

  1. MayogaX
    03/04/2013

    Concordo com você, monstro sagrado. O mais curioso é a empresa do sir anônimo ter 2 dias para se preparar para a ISO. 2 dias? Alguém deixou para última hora ou foi realmente algo inesperado?

    Ajudar a empresa a crescer é a melhor opção… enquanto você conseguir isso. Sabemos que há ambientes que bloqueiam atitudes “inadequadas”. Para alguns gestores um colaborador querer “ajudar” é uma ameaça ou afronta. Ou ainda “você está sonhando demais, volte a sua mesa”.

    (eu falando isso para um gerente, vou apanhar depois)

    cof cof, voltando, uma empresa que tenta seguir esses caminhos não parece que vá durar muito. Nenhuma forma de tentar conseguir uma “prova de qualidade” onde não há qualidade vai a diante.

    Se eu fosse responder ao carinha diria para ele tentar batalhar pela verdadeira implantação dos valores e “qualidade”. Até odne conseguir.

  2. Rodrigo
    03/04/2013

    Não vi nenhuma novidade. Nós vivemos em um mundo de aparências. A coisa mais normal é a pessoa ir a um restaurante, odiar a comida e colocar no facebook que adorou só porque os amigos adoraram.

    A mesma coisa o PMI. Dane-se se o software ficou uma porcaria, o importante é que o cliente assinou e pagou. E não se esqueça de colocar no seu CV este projeto como “case de sucesso”.

    • elemarjr
      03/04/2013

      Pois é. Há sim um desalinhamento entre comportamento e atitude. Entretanto, não penso que isso deva ser generalizado, aceito, ou mesmo incentivado.

      Essa artificialidade não é sustentável. Você acha diferente?

      • Daniel Afonso
        05/04/2013

        Sim, não é sustentável.. Mas concordo com o Rodrigo, isso é normal em grandes empresas. Como é normal profissionais decorar as respostas de uma certificação (usando test king, por ex), pois o chefe dará aumento para quem passar. Infelizmente o “jeitinho brasileiro” está enraizado em nossa cultura e não vejo solução pra isso em curto prazo, na verdade, estou vendo uma piora…

  3. Giovanni Bassi
    05/04/2013

    Respondi de forma parecida. Tb recebi a pergunta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 03/04/2013 por em Post e marcado , .

Estatísticas

  • 653,741 hits
%d blogueiros gostam disto: