22 April, 2013 0 Comments AUTHOR: elemarjr CATEGORIES: Sem categoria Tags: ,

SNIPPET: Sobre comparações entre as comunidades Java e .NET

Tempo de leitura: Less than a minute

Olá. Tudo certo?

Como sabem, estou utilizando  Ask.fm como canal de comunicação com a comunidade. Tenho recebido algumas perguntas bem interessantes. Para algumas delas, desejo saber também a opinião de outras pessoas. Por isso, estou trazendo aqui para o blog como snippets (veja a lista).

Pergunta:

Quando pesquiso por OO, patterns e afins, vejo conteúdo de qualidade da comunidade Java. Eles, em geral ,se preocupam com padrões desde o dev mais júnior. Como dev .NET, a impressão que tenho é que não somos tão preocupados assim, tem muito material gambiarra, o que você acha disso?

Minha resposta:

De certa forma, concordo com você. Entretanto, considere os seguintes fatos:

  • Java foi lançado em 1995. .NET foi lançado 7 anos mais tarde, em 2002;
  • Java nasceu com uma proposta arrojada de ser suportada em múltiplas plataformas / sistemas operacionais. .NET só tem relevância real no ecossistema Microsoft (Mono está em expansão, mas, para mim, continua sendo uma promessa)
  • Muitos "pensadores" usaram Java como plataforma de exemplos durante muito tempo. Somente agora vemos "grandes nomes" técnicos usarem .NET consistentemente;
  • Há milhares de iniciativas open-source para Java. .NET ainda está em expansão.

Somados esses fatores, considero natural que a comunidade Java seja mais madura.

O que você acha?

0 Comments

  1. Kellvyn Atary (@KellvynAtary) 3 years ago says:

    Concordo contigo Elemar.
    E com o amigo, discordo em partes. Como a comunidade não é preocupada? Dois fóruns enormes cheio de tudo e apoiados pela Microsoft. Já existem Design Patterns muito bons para inúmeros problemas e o crescimento da comunidade é notória. C# é OO. E o conteúdo de qualidade está por todos os canais da MS. Basta se informar.

    Abraço Elemar.

    Reply
  2. Eduardo Pires 3 years ago says:

    Os profissionais que iniciaram suas carreiras na plataforma Microsoft (Basic, VB, ASP) nunca tiveram a real oportunidade de usar (e por consequência se preocupar) com OO. Quando surgiu o .Net o que alguns fizeram foi migrar de uma IDE de desenvolvimento para outra e aprender usar o Framework, só depois de algum tempo (e muitos problemas com design) surgiu a preocupação de fazer a coisa da forma certa.

    Vejo muitos iniciantes em programação e em .Net estudando SOLID, IoC e etcs, parece que nossa comunidade .Net está caminhando para um perfil mais maduro (e já era hora). 😀

    Reply
    • Tiago Trindade 8 months ago says:

      Concordo Eduardo!
      Comecei a desenvolver em Java e como todo mundo, tinha o hábito de programar OO, respeitar o encapsulamento criando get e set pra todas as propriedades e etc etc ...
      Quando vim trabalhar com C# o hábito de escrever o "prop + tab + tab" faz com que esqueçamos que o C# implicitamente cria pra você as propriedades privadas e os gets e sets públicos, ou seja, respeitando muito claramento um dos aspectos da POO que é o encapsulamento. Porém essa facilidade cria uma confusão na cabeça dos iniciantes...

      Reply
  3. pauloortins 3 years ago says:

    Na minha humilde opinião, a comunidade Microsoft ainda está muito acostumada a esperar ações da própria Microsoft do que buscar soluções por conta própria, como fazem as comunidades do Python, Ruby, Java e etc.

    Isso leva a formação de um profissional acomodado, que é justamente o tipo de profissional que vai se qualificar menos e buscar menos o crescimento da comunidade.

    Reply
  4. Danilo Oliveira 10 months ago says:

    Concordo.
    O .NET ainda é muito imaturo quando se compara ao Java. Mas isto não quer dizer que não esteja crescendo e evoluindo também.

    Reply