Elemar DEV

Negócios, tecnologia e desenvolvimento

SNIPPET: Competências para Arquitetura de Soluções

Olá. Tudo certo?

Como sabem, estou utilizando  Ask.fm como canal de comunicação com a comunidade. Tenho recebido algumas perguntas bem interessantes. Para algumas delas, desejo saber também a opinião de outras pessoas. Por isso, estou trazendo aqui para o blog como snippets (veja a lista).

Pergunta:

Elemar, na sua opinião para que um profissional se torne um arquiteto de soluções quais competências técnicas e pessoais ele deve alcançar?

Resposta:

O arquiteto de soluções é o responsável por atender as demandas da arquitetura corporativa através da combinação e integração dos diversos artefatos de software.

Dito isso, é fundamental que o arquiteto de soluções consiga transitar com tranqüilidade entre negócio e tecnologia.

Tecnicamente, o arquiteto de soluções precisa dominar o conceito e implementação dos diversos padrões de integração. Além disso, é imprescindível que tenha condições para reconhecer e delimitar claramente o escopo dos diversos sistemas de forma a apontar claramente onde (e de que forma) cada necessidade do negócio será atendida.

A comunicação é competência fundamental para o arquiteto de soluções. Em virtude disso, ele precisará ter habilidade nesse aspecto. Também precisa saber e apreciar trabalhar em equipe.

Infelizmente, há muito espaço de discussão sobre a função do arquiteto de soluções em diversos contextos. Entretanto, penso que as competências que descrevi acima sejam ponto comum.

Que competência você destacaria?

3 comentários em “SNIPPET: Competências para Arquitetura de Soluções

  1. Rodrigo
    03/05/2013

    Primeiro era Analista de Sistemas, depois virou Analista de Negócios, por um tempo alguns confundiram com Gerente de Projeto e agora tem esse nome?

    Na real, isso geralmente tem mais política envolvida do que competência. Quer sair da area técnica? Venda a alma pro capeta e vire político.

    Infelizmente é fato conhecido que geralmente essas posições são ocupadas por quem tem mais habilidade politica do que técnica…

    • elemarjr
      03/05/2013

      Não vou negar que o título possa ter ficado “prostituído” em algumas empresas recentemente. Entretanto, é importante fazer distinção para aqueles que tratam cada ocupação com seriedade.

      A função do arquiteto de soluções é significativamente distinta daquela exercida pelo “analista de sistemas”. Não acha?

      Outro dia, vi alguém “importante” fazendo a besteira de colocar no mesmo balde, por exemplo, arquitetura corporativa e arquitetura de software. Falta de conhecimento ou maldade, não sei determinar. Mas, ….

      • Rodrigo
        03/05/2013

        Sim, eu conheço a diferença, você conhece a diferença, e provavelmente todo mundo que lê este blog conhece a diferença. Em empresas de TI onde eu e você trabalhamos, isso é claro.

        Mas em empresas onde TI é só um mal necessário, o “cara que faz a ponte entre TI e o resto da empresa” pode ter todos esses nomes.

        E nessas empresas ainda mais, você pode se preparar o quanto quiser, muito provavelmente quem vai ocupar as vagas acima de você, seja qual for o novo nome da vaga, vai ser alguém formado em administração que não sabe usar Excel. E padrinho de casamento do chefão. E isso já aconteceu comigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 03/05/2013 por em Post e marcado , .

Estatísticas

  • 702,369 hits
%d blogueiros gostam disto: