Elemar DEV

Tecnologia e desenvolvimento

SNIPPET: Sobre monetização do blog

Olá pessoal. Tudo certo?

Como sabem, estou utilizando  Ask.fm como canal de comunicação com a comunidade. Recentemente, recebi uma pergunta que me deixou intrigado:

Elemar, você monetiza o seu blog ? Se sim, o que é que você usa ? Se não, por que não o faz ?

Minha resposta foi:

Não. Não monetizo meu blog.

Honestamente, nunca cheguei a pensar seriamente em um formato para isso. Quando comecei ele, há quase três anos, procurava um canal para me comunicar com a comunidade tecnica, expressando minhas opiniões e recebendo algum reconhecimento e feedback. De lá para cá, a quantidade de visitas aumentou significativamente, sou um bocado mais reconhecido e recebo, também, um bocado de feedbacks. Ou seja, objetivo inicial atingido.

Poderia dizer que o meu blog foi a “porta de entrada” para uma série de outras oportunidades. Dele, surgiram os primeiros convites para palestrar. Seguramente, o blog foi fator determinante para que eu fosse indicado para o MVP award, que já me agraciou duas vezes.

De uns tempos para cá, venho compartilhando minhas visões do mundo, também. Com a ajuda da comunidade, aqui mesmo no ask.fm, tenho tido a oportunidade de expressar minha opinião sobre diversos temas e, depois, debater sobre essas opiniões lá no blog.

O blog também aumentou me “valor de mercado”. Não sou um profissional muito “assediado” (quase não recebo propostas de trabalho), mas, seguramente, a exposição do blog colabora com a minha “empregabilidade”. O que, aliás, é um indicador importante para a gestão da carreira.

O blog também me levou, indiretamente, a participação no voidpodcast. Ou seja, mais um canal, mais uma oportunidade.

Agora, estou escrevendo um livro técnico. Se ele vender, em parte, acredito, será devido a audiência do blog.

Não sou consultor profissional. Minha renda principal não está relacionada com minha participação na comunidade. Mas, algumas vezes, sou convidado a falar em algumas empresas que financiam viagem, estadia e, nesses casos, algum pagamento por minhas horas. Em grande parte, penso que essas oportunidades surgem por causa do blog.

Enfim, não monetizo diretamente, mas estou satisfeito com os resultados. Vejamos o que o futuro nos apresenta (ou o que apresentamos para ele).

Você, no meu lugar, iria adotar alguma estratégia de monetização?

7 comentários em “SNIPPET: Sobre monetização do blog

  1. Isso é um assunto complicado porque geralmente se utilizam de propaganda para gerar lucros com blogs e sites, o que acaba poluindo visualmente e fazendo com que grande parte dos leitores visitem menos até deixarem de visitar por definitivo. Se a estratégia de monetização não impactar na experiência da leitura e não mudar o valor do texto ali presente, não vejo porque não fazer isso. ;)

    Agora por curiosidade, poderia falar sobre o livro que está escrevendo? Ou pelo menos o assunto?

    • elemarjr
      03/05/2013

      Estou escrevendo um livro, em parceria com um amigo, sobre Direct3D

  2. Claudius Nascimento
    03/05/2013

    Não vejo problema que tenha propaganda, desde que seja pouca e sem popup. Acho muito justo alguém que compartilha tanto conhecimento ganhar alguma grana com isso. Só pra esclarecer, eu não possuo um blog.

    Abraços.

  3. Ainda não saiu o livro mas já pode contar com minha compra.

  4. pauloortins
    06/05/2013

    Elemar, fui eu que escrevi essa pergunta, estou lendo o livro Technical Blogging de Antonio Cangiano, dá uma olhada depois, ele sugere várias técnicas, sponsors, ads, affiliates e etc.

  5. Djonatas Tenfen
    20/05/2013

    Elemar, me lembro quando você apareceu na comunidade… fico lembro do começo do seu Blog, alguns artigos MUITO loucos que você mostrava para a galera entrar e sinceramnte não entendia p… nenhuma do que você estava escrevendo, um nível técnico muito alto…

    parabéns por não monetizar, tenho certeza que seu livro vai ser um sucesso entre a comunidade técnica .net do Brasil !

    Parabéns.

  6. Djonatas Tenfen
    20/05/2013

    Elemar, me lembro quando você apareceu na comunidade… fico lembrando do começo do seu Blog, alguns artigos MUITO loucos que você mostrava para a galera entrar e sinceramente não entendia p… nenhuma do que você estava escrevendo, um nível técnico muito alto e uma didática muito boa.

    Hoje algumas pessoas podem dizer, Eu conheci o Elemar quando ele era Gordão ahuahuah !!!

    Parabéns por não monetizar e poluir o blog de propagandas tenho certeza que seu livro vai ser um sucesso na comunidade técnica .net do Brasil !

    E para quem conhece um pouco / vive na comunidade .NET sabe que o pagamento vem de outras formas.

    Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 03/05/2013 por em Post e marcado , .

Estatísticas

  • 643,723 hits
%d blogueiros gostam disto: