Elemar DEV

Negócios, tecnologia e desenvolvimento

SNIPPET: Sobre trabalho remoto

Olá. Tudo certo?

Como sabem, estou utilizando  Ask.fm como canal de comunicação com a comunidade. Tenho recebido algumas perguntas bem interessantes. Para algumas delas, desejo saber também a opinião de outras pessoas. Por isso, estou trazendo aqui para o blog como snippets (veja a lista).

Pergunta:

O tema “Trabalho Remoto” está sendo muito abordado, ultimamente, na área de TI. Você acha que este modelo funciona? Já experimentou trabalhar remotamente?

Minha resposta:

Engraçado perguntar isso. Nos últimos dias, ouvi o Grokpodcast sobre esse tema e fiquei encantado.

Trabalho há muitos anos em uma mesma empresa, em uma cidade pequena (nem tão pequena assim), e nunca tive necessidade real de fazer algum trabalho remoto. Isso talvez se modifique em pouco tempo.

Não tenho dúvidas de que o modelo funciona. Entretanto, tenho quase convicção que não funciona para todo mundo. Há, sem dúvidas, uma serie de desafios nesse formato. Mas, considero que, com disciplina, todos podem ser superados.

Tenho diversos amigos que trabalham usando esse formato. Todos são, aparentemente, bem sucedidos e estão felizes com isso.

Penso que o modelo pode, inclusive, representar um incremento de produtividade. Afinal, por incrível que pareça, hoje em dia, os escritórios costumam nos apresentar mais distrações do que o contrário.

Tecnologias como Skype, Lync e Google Hangout facilitam a realização de reuniões remotas. Já participei de algumas reuniões assim e fiquei realmente impressionado com a qualidade da comunicação. Tenho consciência de que há alguma perda, mas não considero-a definitiva.

Ainda não pensei exatamente em um “como”. Mas, sei que é uma experiência que quero viver.

E você? Tem alguma experiência com trabalho remoto? O que poderia compartilhar sobre essa experiência? Caso não tenha, acha que funciona? Que desafios percebe?

6 comentários em “SNIPPET: Sobre trabalho remoto

  1. Marcius
    05/05/2013

    Na minha empresa algumas vezes tenho a oportunidade de trabalhar remoto, é uma grande vantagem no meu caso que perco 4 horas do meu dia preso em transito, mas confesso que da uma saudade do hambiente de trabalho, alguém para trocar uma idéia, acho que o formato definitivo será um misto disso, a chance de trabalhar remoto e a oportunidade de estar com seus colegas de trabalho e todo a energia que tem nosso hambiente.

    • elemarjr
      05/05/2013

      Será que o Google Hangout (e assemelhados) não amenizam esse problema?

      • O hangout ajuda bastante, acho que uma boa técnica é deixar uma câmera ligada na empresa, acho que acompanhar o dia-a-dia dos amigos é bem legal, as piadas durante o turno de trabalho, essas coisas, acho que ajudam a relaxar e a nos manter criativos.

        Mas minha opinião sobre o trabalho remoto é positiva. Com um pouco de comprometimento e responsabilidade o trabalho remoto é uma alternativa supimpa para quem mora muito longe dos centros.

  2. Danilo da Silva
    08/05/2013

    É, tá aí uma coisa que deve funcionar bem para possibilitar parcerias também. Nem sempre é possível encontrar parceiros para projetos muito trabalhosos na localidade em que você mora.

  3. Silvio Delgado
    12/05/2013

    Há todas as vantagens já citadas (distrações, tempo perdido no trânsito etc.), porém o profissional reduz o ritmo de aprendizado, pois quando você trabalha num local com várias pessoas, de diferentes skills, a todo momento você recebe informações valiosas sobre as mais diversas tecnologias.
    Trabalhando sozinho, em home-office, esse “bombardeio” é estancado e o profissional depende de buscar, por si próprio, o novo conhecimento.

    Mas, de toda forma, eu acho bem melhor do que ter que se deslocar um grande trecho para trabalhar numa baia desanimadora e sonoramente poluída. Eu trabalho home-office e estou muito bem, obrigado! :)

  4. Djonatas Tenfen
    20/05/2013

    Eu trabalho em uma empresa em São José dos Campos (120Km de SP), agora faz 8 mêses que me mudei para cá, desde então não preciso mais fazer trabalho remoto, antes morava em SP e trabalhava aqui, passava de segunda a quarta em hotel, quinta e sexta ficava remoto em SP, funcionava muito bem, mas é extremamente necessário um comprometimento e principalmente maturidade de trabalhar e não ficar vendo TV ( jogando XBOX ), não vou dizendo que nunca dei minhas escapadas, sim, dei minhas escapadas, mas com certeza depois tive que repor o trabalho para deixar os compromissos em dia.

    O que é muito legal de trabalhar remoto ( para quem mora em SP ) é coisas como: metro está parado, marginal entupida de carros, alagamento na 9 de julho, mas você continua trabalhando de chinelo e bermudão em sua casa, sem maiores problemas, bom é que não tem telefone dos outros tocando na sua orelha e o melhor do melhor do mundo, trabalhar sem a necessidade de fone de ouvido para ouvir sua música.

    Em fim… apoio o trabalho remoto, mas não é para qualquer pessoa, ex. um Júnior / Trainee provavelmente teria muitas dificuldades em se adaptar a metodologia de trabalho, localização das coisas, e uma série de fatores que podem comprometer todo o trabalho e qualidade.

    é isso !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 04/05/2013 por em Post e marcado , , .

Estatísticas

  • 693,088 hits
%d blogueiros gostam disto: