Elemar DEV

Tecnologia e desenvolvimento

e-Book Free: Introdução ao ASP.net Web API (por Israel Aece)

Olá. Tudo certo?

Israel Aece acabou de escrever um livro sobre ASP.net Web API e está disponibilizando-o gratuitamente.

Tive a honra de escrever a introdução desse livro:

A multiplicação de dispositivos representa um desafio e uma oportunidade para os desenvolvedores de software. Nossos sistemas são executados em computadores, telefones, tablets, aparelhos de TV. As possibilidades são muitas e as dificuldades são ainda maiores. Arquiteturas convencionais de software não atendem mais, de forma satisfatória, essa pluralidade de plataformas, tanto de hardware quanto operacionais, com que temos de lidar. Há bem pouco tempo, falava-se em sistemas Web como uma alternativa para reduzir os obstáculos de distribuição. Hoje, esse argumento parece não ser mais suficiente.

Nesse mesmo cenário, temos empresas que operam dezenas – algumas falam em centenas ou, até mesmo, milhares – de sistemas. Tudo isso com “algum nível” de integração. Entretanto, a competitividade tem exigido dessas empresas e, em consequência, de seus sistemas, grande flexibilidade agilidade. Regras de negócio são incluídas, revisadas e modificadas frequentemente. Aquisições e fusões trazem ainda mais sistemas – com sobreposições aos existentes, inclusive – que também precisam sermantidos e integrados.

Tanto a pluralidade de plataformas, como a flexibilidade e multiplicidade inevitável de sistemas, tem levado ao desenvolvimento de arquiteturas que separam, de forma consistente, as interfaces com usuário da exposição efetiva das funcionalidades das aplicações. De fato, é crescente a adoção de arquiteturas orientadas a serviço (SaaS). Ou seja, cada vez mais o “core” das aplicações pode ser acessado remotamente através de interfaces programáveis (APIs) permitindo, dessa forma, o desenvolvimento de aplicações leves e ajustadas para diversas plataformas, bem como a adoção de práticas efetivas de integração.

Arquiteturas baseadas em serviços também são comuns em desenvolvimento de aplicações B2C. Empresas como Facebook, Twitter, Google e Microsoft já as adotam há muito tempo. Hoje, podemos escrever facilmente aplicações que consomem e se integram a essas plataformas graças a essa característica.

Sensível a necessidade crescente de arquiteturas orientadas a serviço, vimos o surgimento de diversos frameworks. Dentre eles, está o Microsoft ASP.net Web API. Trata-se de uma tecnologia leve para o desenvolvimento de serviços baseados em HTTP, desenvolvida pela Microsoft, que destaca-se pela elegância, objetividade e simplicidade. Com ASP.net Web API, podemos desenvolver serviços HTTP plenamente adaptados ao modelo REST, com suporte a diversas formatações (XML e JSON são suportados nativamente), que são fáceis de testar, consumir e manter. Além de tudo isso, há ainda um amplo suporte de ferramentas – de desenvolvimento, distribuição, hospedagem e manutenção – providas pela própria Microsoft ou terceiros.

Este livro é uma introdução séria ao desenvolvimento de serviços usando Microsoft ASP.net Web API. Ele foi escrito por uma das maiores autoridades nesse assunto e um dos profissionais de TI mais respeitados no Brasil. Há muitos anos, Israel Aece vem compartilhando conhecimentos com a comunidade desenvolvedora. Além disso, ele  tem ensinado, inspirado e influenciado a forma como eu penso o desenvolvimento de serviços Web. Por isso, sinto-me imensamente honrado pela oportunidade de recomendar esse livro. Aqui, você encontrará uma orientação valiosa para adoção e uso de Web API. É uma leitura agradável mesmo para desenvolvedores que já dominem o framework. Aliás, é um daqueles livros que gostaria de ter tido a oportunidade de ler há mais tempo.

Aproveitem! Mais uma vez, parabéns Israel Aece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 01/07/2013 por em Post.

Estatísticas

  • 638,721 hits
%d blogueiros gostam disto: