Elemar DEV

Tecnologia e desenvolvimento

Índice de Series

Architectural Patterns

  1. Microkernel
  2. Pipes and Filters
  3. Caching

BDD na Prática

  1. Conceitos básicos e algum código
  2. Reaproveitando código
  3. Gherkin
  4. Partindo do TDD
  5. Utilizando Personas (?!)

C++ 101

  1. Conhecendo o ambiente
  2. Hello world
  3. Console, comentários, #include, Namespaces, variáveis, synonyms
  4. Ponteiros (conceitos básicos)
  5. Arrays e o Crivo de Eratóstenes
  6. Dynamic Memory Allocation e o Crivo de Eratóstenes (outra vez)
  7. References
  8. Funções Nativas para Strings
  9. Funções
  10. Ponteiros para funções
  11. Structures
  12. Primeiro contato com Classes
  13. Membros privados, estáticos, destrutores e ponteiros para objetos
  14. Function Templates e Class Templates
  15. const
  16. Inheritance
  17. Organizando o programa
  18. Handling Errors
  19. Lambda Expressions (C++11)

C++/CLI 101

  1. Hello C++/CLI
  2. Mesclando código nativo e gerenciado

Como funciona o Azure

  1. Hypervisor
  2. Fabric

Conceitos Fundamentais de Erlang

  1. Parte 1/3
  2. Parte 2/3

Conhecendo Microsoft Fakes

  1. Shims
  2. Fakes

Conhecendo Microsoft Roslyn CTP

  1. Criando um REPL para C#
  2. Verificando o código (Linq To Code)

Criando um “LINQ Query Provider” para Mongo

  1. Where
  2. OrderBy

Desenvolvendo para Windows 8

  1. O que mudou?
  2. Hello “Metro style” World (CS + XAML)
  3. O que é (e o que não é) WinRT?! O que são Projections?
  4. Recebendo dados (via Share Contract)
  5. Compartilhando dados (via Share Charm)
  6. Javascript+CSS3+HTML5
  7. Entendendo “Contracts” e “Extensions”

Design by Contract

  1. Fundamentos
  2. Limpando o código

Do Ruby para C#

  1. puts, gsub, split, include, scan

Entendendo CQRS

  1. O que é? Onde se aplica? Visão geral.
  2. Query/Command Model
  3. Commands + Events

Escrevendo um engine para xadrez

  1. Bitboards
  2. A importância do Pré-processamento
  3. O movimento do cavalo
  4. Refactoring
  5. O movimento do rei
  6. O movimento dos peões
  7. O movimento da torre
  8. Bispo e Dama
  9. Refactoring e Redesign
  10. PieceSet, Side, AttackMoves, Rays e Otimizações
  11. Mais bitboards, Xeques e Escapadas
  12. A classe Board
  13. Refectoring
  14. Castling (Roque) Rules

Estilos de integração

  1. Sobre “troca de arquivos” como mecanismo de integração
  2. Sobre a integração de aplicações através do compartilhamento do banco de dados
  3. Sobre a integração de aplicações através da execução de chamadas remotas
  4. Sobre a integração de aplicações através de mensageria

Faça você mesmo o seu framework para Mocks e Proxies

  1. Criação de um tipo dinâmico, em tempo de execução, partindo de uma interface
  2. Programação do comportamento do tipo dinâmico
  3. Interface fluente para configuração do Mock
  4. Parâmetros coringa
  5. Suporte a callbacks e mocks para mais de um tipo
  6. Suporte básico para propriedades
  7. Suporte a customização para propriedades na classe Handler
  8. Fluência no tratamento de propriedades
  9. Boxing e Unboxing
  10. Suporte básicos para eventos

FluentCodeMetrics

  1. Motivações, Estrutura e a primeira especificação (Acoplamento Eferente)
  2. Refinando a métrica Ce
  3. Inspecionando código com Mono.Cecil
  4. TypeFilters
  5. Suporte a propriedades/métodos estáticos
  6. TypeSets
  7. Complexidade Ciclomática

FluentIL

  1. Primeiros passos
  2. If..Else
  3. DSL Improvements
  4. Criação de tipos
  5. DSL Improvements (again!)
  6. Aplicando Strategy Pattern
  7. Expressions, atributos, log, whatever!
  8. Compilando expressões
  9. Suporte para propriedades automáticas
  10. Suporte para propriedades (não-automáticas)
  11. Tornando Cecil (muito) mais amistosa
  12. Cecil aceitando parâmetros nomeados, expressões e condicionais
  13. Vai um Aggregator aí?
  14. Lambda, Lambda, Lambda
  15. Try/Catch/Finally

Fractals and Tiles (com html5)

  1. Trees
  2. Snowflakes
  3. Hilbert Curve
  4. Sierpinski Gasket Curve
  5. Sierpinski triangle via Chaos Game
  6. Barnsley’s fern
  7. Mandelbrot set
  8. Julia set

Fundamentos de C++ AMP

  1. O que é? Para que serve? Hello World
  2. accelerator e accelerator_view
  3. array e array_view
  4. index e extent
  5. restrict(amp) e parallel_for_each

Garbage Collection (em .net)

Haskell para programadores C#

  1. Primeiros passos
  2. Aplicação e escrita de funções
  3. Tipos! Tipos! Tipos! .. e classes
  4. Respostas condicionais
  5. List Comprehensions
  6. Recursão
  7. Higher-order functions
  8. Composition
  9. Modules

HTML 5

  1. História e alguns elementos de estrutura
  2. Novos elementos semânticos
  3. Novos elementos para formulários
  4. Vídeo e Áudio
  5. Web Storage
  6. Web SQL Databases
  7. Suporte para offline
  8. Messaging
  9. Começando a mexer com Canvas
  10. Animação
  11. Detectando suporte para HTML5
  12. Geolocation

Intermediate Language 101

  1. Apresentando IL
  2. Estrutura da máquina virtual IL
  3. Equilíbrio Performance e Memória em IL
  4. Classes e namespaces
  5. Trabalhando com parâmetros
  6. Variáveis locais e loops
  7. Atributos e propriedades
  8. Inicialização de objetos
  9. Boxing e unboxing
  10. Delegates e eventos

MSBuild

  1. Fundamentos
  2. Tasks, Targets e Properties
  3. Items
  4. Simple Conditions
  5. Copying files
  6. Propriedades e Itens dinâmicos

Novidades do .NET 4.5

  1. Geração de arquivos ZIP
  2. Caller Information
  3. TPL Dataflow

Powershell para desenvolvedores

  1. Conhecendo …
  2. Operadores e funções
  3. Desvios condicionais e loops

Proxies dinâmicos usando Emitting (avançado)

  1. 1/3
  2. 2/3
  3. 3/3

REST 101

  1. Conceitos fundamentais
  2. Mais conceitos
  3. ASP.net MVC para desenvolvimento de serviços REST
  4. OData com WCF Data Services (Reflection Provider)  implementando IUpdatable
  5. Implementando um Streaming Provider (read-only) OData usando IDataServiceStreamProvider

Windows 8 Behind the scenes

  1. Revisitando a API clássica (COM) e entendendo os fundamentos do WinRT
  2. Windows Runtime Components
  3. Como são executadas apps HTML5 + Javascript

Windows Native Programming

  1. Copying Files
  2. Window Class, Window Object, Message Loop, WndProc

Windows Workflow Foundation

  1. Coded Workflows
  2. Xaml Workflows
  3. Flowchart using Visual Studio Designer
  4. Code?! Xaml?! Diagrams?!
  5. Beginning Custom Activities

Vamos aprender Assembly

  1. Depurando aplicação ASM 32 bits no Visual Studio 2010

Vamos aprender Boo

  1. Fundamentos
  2. Um pouco de sintaxe
  3. IQuackFu
  4. Property and Extension Methods

Vamos aprender node.js

  1. Primeiros passos
  2. Módulos

Vamos aprender WebGL

  1. Primeiros passos
  2. Usando o elemento script para armazenar código de shaders

Vamos aprender XNA

  1. Back to basics
  2. Animated sprites
  3. Design e “User Input”
  4. XNA 3D Madness
  5. Rotating Cube 3D
  6. Loading 3D Models
  7. Space Simulator!
  8. Entendendo HLSL
  9. HLSL e mapeamento de texturas
  10. HLSL e iluminação básica
  11. HLSL e Point Light Effect
  12. Criando terrenos com Heightmaps
  13. Aplicando texturas a uma malha gerada com Heightmap
  14. Billboard e FreeCamera
  15. FPS + Creating a split screen
  16. Pagando dívidas técnicas
  17. Projective Texturing
  18. Post Processing
  19. Mixing 2D Text (sprites) with 3D Models
  20. Multitexturing
  21. Simple model animation
  22. Keyframed animation

25 comentários em “Índice de Series

  1. Lemol-C
    04/12/2011

    Tanto conteudo bom para un só blog!
    Parabéns!

  2. Leonardo Moreira
    24/02/2012

    Muito bom os posts do blogs. Parabens mesmo!!!

  3. Cícero Oliveira
    28/02/2012

    Muito informação precisa, leitura gostosa, exemplos que demonstram bem o conceito,para quem está buscando aprofundar seus conhecimentos sobre C#. aqui e perfeito.

    Parabéns Elemar.

    Obrigado

  4. Jefferson Martins
    02/03/2012

    Parabéns!

    Excelente blog, com muuuito conteúdo de utilidade! Tenho agregado conhecimentos através da leitura e prática deste conteúdo!

    Obrigado!

  5. Gustavo L. de Oliveira
    11/03/2012

    Parabéns
    Seu site tem um excelente conteúdo avançado de programação (em português , algo realmente muito raro) , detalhado e muito bem explicado !!!. Gostei muito e Obrigado pelo excelente tutorial de XNA .

  6. leoniloris
    30/04/2012

    olá, porque não está dando para ver alguns tópicos da série do XNA? como por exemplo, a da iluminação?, quando eu tento entrar pede o cadastro, ai mesmo fazendo cadastro, quando se loga, fala que não tem permissão para modificar o objeto.

    • elemarjr
      30/04/2012

      Desculpe, mas não entendi o problema que está encontrando. Seria possível explicar com mais detalhes?!

  7. leoniloris
    01/05/2012

    Claro,
    Não estou conseguindo ver os tópicos 8, 9 e 10 da série “Vamos aprender XNA”.
    Pois quando eu clico em algum deles, primeiramente, o site me pede pede para se logar, assim, eu faço o login com a minha conta do WordPress.
    Então, após o login, aparece a mensagem: “Sem permissão para editar este item.”

  8. Murilo
    12/05/2012

    Otimo muito bom mesmo finalmente achei um site que explica XNA de forma concreta e explicativa obrigado.

  9. Pingback: C++ 101 – Parte 13 – Membros privados, estáticos, destrutores e ponteiros para objetos « Elemar DEV

  10. Pingback: C++ 101 – Parte 14 – Function Templates e Class Templates « Elemar DEV

  11. Pingback: Desenvolvendo para Windows 8 – Parte 3 – O que é (e o que não é) WinRT?! O que são Projections? « Elemar DEV

  12. Pingback: Desenvolvendo para Windows 8 – Parte 4 – Recebendo dados (via Share Contract) « Elemar DEV

  13. Pingback: Desenvolvendo para Windows 8 – Parte 5 – Compartilhando dados (via Share Charm) « Elemar DEV

  14. Pingback: Desenvolvendo para Windows 8 – Parte 6 – Javascript+CSS3+HTML5 (?!) « Elemar DEV

  15. Pingback: Desenvolvendo para Windows 8 – Parte 7 – Entendendo “Contracts” e “Extensions” « Elemar DEV

  16. Diógenes Marcato Crespo
    24/07/2012

    Parabéns pelo ótimo conteúdo do blog e pelo Void.

  17. downloadrapido
    16/09/2012

    Cara se você fosse uma mulher te dava um beijo, mas sem intimidade, preciso de ajuda alem do que você ja está fazendo, poder me adicionar no msn por favor obrigado

  18. Claudio Di Capua
    28/10/2012

    Excelente fonte de informação e código, vou indicar para meus alunos de Game Development

  19. Pingback: C++ 101 – Parte 21 – Slicing problem « Elemar DEV

  20. Halisson
    07/01/2013

    Blog Fantástico Elemarjr… ta de parabéns!
    Estou começando estudar XNA e seus posts estão me esclarecendo muitas coisas!

    Abraço

  21. charleslomboni
    24/05/2013

    Parabéns por esse blog fantástico!

    []’s

  22. Renato Luiz
    10/06/2013

    Parabéns pelo blog, excelente!!

  23. Pingback: Fundamentos de C++ AMP – parte 5 (final) – restrict(amp) e parallel_for_each | Elemar DEV

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